Gostou?

 Quando falamos em cálcio, a primeira coisa que nos vem a mente é o leite e seus derivados. De fato, o leite é muito rico em cálcio, porém não é o único alimento capaz de fornecer esse nutriente. Confira a seguir 7 alimentos ricos em cálcio (além do leite):

Dentre todos os minerais presentes no organismo humano, o cálcio é o mais abundante. Este mineral possui diversas funções como formação e remodelagem óssea, contração muscular e coagulação do sangue. Este nutriente é necessário em todas as fases da vida, mas, sobretudo na infância; já que o organismo encontra-se em formação e na maturidade; para repor e realizar a manutenção óssea.

 Sem dúvida o leite é uma ótima fonte de cálcio, e a mais conhecida. Porém, o cálcio não está presente apenas nos leites e derivados. E conhecer esses alimentos é muito importante, principalmente para quem possui intolerância ou algum tipo de alergia ao leite.

Existem muitos alimentos além do leite que possuem a capacidade de nos fornecer boa quantidade de cálcio. Quer conhecê-los? Então confira:

 

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

 

SARDINHA

A sardinha é uma ótima fonte de proteínas, gorduras saudáveis que fazem bem ao coração e é riquíssima em cálcio, assim como contêm vitaminas A e D. E não é somente a sardinha fresca que possui esses nutrientes, a em conserva também os apresenta. A sardinha pode ser consumida em patê, gralhada, assada e de diversas outras formas.

HORTALIÇAS VERDE-ESCURAS

            O cálcio não é encontrado somente em alimentos de origem animal, mas também de origem vegetal, principalmente nas hortaliças verde-escuras como espinafre, brócolis e couve. Esses alimentos além de ricos em cálcio, contêm vitamina A, vitamina C, substâncias antioxidantes, fibras e ácido fólico.

TOFU

            O tofu é um alimento derivado da soja que possui baixa quantidade de calorias e ótimas concentrações de cálcio. Na verdade, o tofu apresenta quantidades superiores de cálcio se comparado ao leite! Além do mais, esse alimento é uma excelente fonte de proteínas, magnésio e fósforo.

GERGELIM

            O gergelim além de ter altas concentrações de cálcio, também é uma boa fonte de fibras, o que ajuda no trânsito intestinal e aumenta a saciedade, com isso, é um alimento que pode ser usado em dietas de emagrecimento. Além do mais, o gergelim ajuda no controle da glicemia.

GRÃO DE BICO

O grão de bico faz parte da família das leguminosas e apresenta propriedades semelhantes a da soja. Este alimento é uma ótima fonte de cálcio além de ter muita fibra e proteínas.

AVEIA

            A aveia é um cereal com um baixo custo mais com altas concentrações de nutrientes. É rica em fibras, controla a glicemia, dá saciedade, diminui o LDL e além de tudo é rica em cálcio. A aveia pode ser adicionada em saladas de frutas, bolos, iogurte, sucos e vitaminas e até mesmo em receitas salgadas como tortas.

CHIA

Esta semente é repleta de ômega 3, ferro, proteínas, fibras e cálcio. Este alimento além de tudo traz muitos benefícios para a sua saúde já que evita problemas cardiovasculares, blinda o sistema imunológico, ajuda no combate as cãibras e também auxilia no funcionamento correto do sistema nervoso.

A recomendação de ingestão diária de cálcio é de 1000mg para adultos saudáveis. E para ingerir essa quantidade do nutriente, o leite não precisa ser a única fonte. O consumo diário dos alimentos apresentados irá garantir que você consuma a quantidade necessária de cálcio.

Agora você conhece outros alimentos além do leite que são riquíssimos em cálcio! Aproveite essas informações para consumir a quantidade ideal de cálcio que o seu corpo necessita diariamente.

O site Receita Tapioca é um site informativo de receitas e dicas caseiras no entanto não substitui o seu médico. Consulte sempre um especialista. 

Deixe uma resposta