Chá de Orégano – O poder do orégano para a sua saúde
5 (100%) 1 voto

O PODER DO ORÉGANO PARA A SUA SAÚDE

Se você pensa que a única propriedade do orégano é trazer sabor e temperar os alimentos, saiba que os benefícios desta erva vão muito além disso! Confira a seguir o poder do orégano para a sua saúde:

O orégano é uma erva popular cuja função vai além de trazer um sabor especial aos alimentos. Esta erva, que se apresenta tanto na versão fresca quanto desidratada, possui diversos benefícios para a sua saúde que provavelmente você não imaginava. Estes benefícios estão relacionados com as propriedades medicinais que o orégano apresenta.

A seguir, você irá conhecer as poderosas propriedades nutricionais e funcionais do orégano e depois, uma receita incrível de chá de orégano. Confira!

  • É DESINTOXICANTE

Diversos estudos recentes têm mostrado que o orégano possui a propriedade de ajudar na eliminação de toxinas do organismo, o que diminui a produção de radicais livres e ajuda a desinchar o corpo. Além do mais, esta erva é uma ótima fonte de várias vitaminas e minerais como magnésio, vitamina K, ferro e cálcio, fibras entre outros.

 MELHORA A DIGESTÃO

O orégano é um ótimo aliado para a sua digestão. A erva, principalmente na forma do óleo de orégano, induz o fígado a liberar bile através da vesícula, facilitando a digestão principalmente de alimentos muito gordurosos, além de facilitar a absorção de nutrientes. Também é capaz de reduzir estufamento e gases, principalmente na forma de chá (que você irá aprender a fazer logo mais!).

  • EFEITO ANTIBIÓTICO

O orégano também é capaz de atuar no combate de infecções bacterianas e virais. Um estudo atual realizado pelo Departamento de Agricultura dos EUA relatou que o orégano em óleo é capaz de eliminar a Salmonela (conhecida como bactéria do ovo) e E. coli, que está presente em água e alimentos contaminados. Além disto, consumir orégano diariamente ajuda a fortalecer o seu sistema imune evitando gripes, resfriados entre outras infecções.

  • REGULA A MENSTRUAÇÃO

O orégano, principalmente o chá, é um grande aliado no combate de cólicas menstruais, além de ajudar na regulação do ciclo; até mesmo evita a menopausa precoce. Além do chá, você também pode mastigar a erva fresca para obter esses benefícios e propriedades desta erva.

  • OSSOS FORTES

Conforme vamos envelhecendo, os nossos ossos vão se tornando menos densos e se tornam mais fracos. Por conta disso, devemos adquirir vitaminas e minerais que fortaleçam os ossos e evitem fraturas no futuro. E sim, o orégano possui as propriedades necessárias para deixar os ossos mais fortes como ferro, magnésio e cálcio, com isto, evitando osteosporose e outras doenças ósseas.

CHÁ DE ORÉGANO

É realmente incrível todas essas vantagens e benefícios que o orégano pode trazer para a sua saúde não é mesmo? E se você deseja aproveitar ao máximo todas essas propriedades, uma das melhores formas de consumir a erva é através do chá de orégano.

A receita é super fácil e rápida de preparar. Confira a seguir os ingredientes e o modo de preparo:

INGREDIENTES

  • 2 colheres (sopa) de orégano (desidratado ou fresco);
  • 1 litro de água mineral;

MODO DE PREPARO

  • Ferva a água;
  • Adicione as duas colheres de sopa de orégano;
  • Deixe o chá em infusão por cerca de 15 minutos;
  • Delicie-se com o sabor e com os benefícios deste chá!

Você pode consumir entre 2 e 3 xícaras deste chá por dia. Se desejar adoçar, prefira mel ou adoçante. Evite adoçar com a açúcar, principalmente o refinado, pois isso pode reduzir a eficácia e benefícios do orégano e sem dúvidas você não quer isso, certo?

Consumi-lo diariamente trará muitos benefícios para a sua saúde. Sinta o poder do orégano para a sua saúde!

ATENÇÃO

O chá de orégano não deve ser consumido durante a gravidez. É importante consultar o seu médico antes do consumo de qualquer medicamento seja ele natural, manipulado ou industrializado.

 

Deixe uma resposta