Tapioca: dose de energia para o treino
4.5 (90%) 4 votos

 Os carboidratos presentes na tapioca são verdadeiros aliados na prática de exercícios físicos.

A goma da tapioca é elaborada a partir da fécula de mandioca, isso faz com que ela seja menos calórica, a prova disso é que uma porção de 30g de tapioca possui apenas aproximadamente 70 calorias.

Outro grande benefício é que ela não possui glúten, conservantes, gorduras trans e hidrogenada e possui pouquíssimo sódio. Na composição da tapioca podem ser encontradas as vitaminas do complexo B(B1 e B6), ácido fólico e minerais como cálcio e ferro.

Na tapioca, o principal nutriente que concede energia para o treino, é o carboidrato, apresentado com menor índice glicêmico, mas oferecendo energia para quem pratica atividades físicas.

Turbinando os Treinos

Alimentar-se de forma correta exerce um papel fundamental na vida daqueles que praticam exercícios físicos regularmente. As escolhas dos alimentos ingeridos antes ou após o treino podem influenciar no desempenho e na recuperação do organismo como um todo.

A tapioca é uma ótima opção quando consumida antes do treino, uma vez que os carboidratos contidos nela fornecem energia de rápida absorção e fácil digestão.

No caso dos atletas que praticam exercícios de maior intensidade e queima calórica, é interessante acrescentarem à massa da tapioca uma boa fonte de fibras, sementes de chia, linhaça ou aveia que poderão prolongar o fornecimento de energia, diminuindo o índice glicêmico.

Consumindo Adequadamente

Ao adotar a tapioca na dieta ou o seu consumo no dia-a-dia, é importantíssimo utilizar ingredientes saudáveis, leves, que tragam energia para o treino e para as demais atividades do dia, sempre tendo em vista o quanto eles beneficiarão a sua saúde.

É importante também adequar sempre a quantidade consumida de acordo com o objetivo do treino e os tipos de exercícios.

O ideal é fazer o consumo da tapioca 30 minutos antes do exercício, combinando sempre com uma proteína (atum, ovo, ricota, queijo branco, frango desfiado).

O acréscimo de condimentos como o orégano, o açafrão e pimenta, podem conferir à tapioca, propriedades anti-inflamatórias, importantíssimas para a recuperação de lesões musculares.

Quanto mais aliados, melhor!

Vários alimentos auxiliam o corpo na hora do exercício físico e no ganho de massa muscular, que tal aliá-los à tapioca?

  • Ovos: ricos em proteínas, gorduras boas e vitaminas. Se forem caipiras são ainda melhores. O segundo lugar dentre os alimentos mais completos do planeta, perdendo apenas para o leite materno.
  • Batata doce e inhame: outros tipos de carboidratos que possuem menor índice glicêmico, sendo grandes aliados para quem pratica exercícios físicos.
  • Beterraba e melancia: conhecidas por serem vasodilatadoras, são também fontes de substâncias que aumentam a produção de óxido nítrico importantíssimo para o organismo.
  • Abacate: rico em vitaminas A, E e potássio, possui ainda ação anti-inflamatória e é excelente para a recuperação pós-treino.

Atenção

Para quem deseja perder peso ou manter um visual mais fit, é melhor evitar o uso de gorduras trans e hidrogenada e a adição de açúcares (chocolates, leite condensado, creme de leite, doce de leite e doces em geral), desta forma a tapioca será transformada em um alimento de alto índice glicêmico e hipercalórico.

Restrições

  • Diabéticos: sempre devem ter cautela, e medirem seu índice glicêmico antes e após o consumo da tapioca, para encontrarem as quantidades de segurança. Como a tapioca possui poucas fibras e elevação da glicemia pode ser rápida. A boa notícia é que isso pode ser resolvido com o acréscimo de fibras (chia, gergelim, linhaça) aveias e até frutas.
  • Uso para perda de peso: quem deseja perder peso é bom não consumir além de 3 colheres de sopa por dia. E é bom estar sempre atento ao recheio a ser utilizado de acordo com a hora do dia, ou se será consumida antes do pré-treino ou após o treino concluído.

Uma excelente recomendação é preparar a tapioca em casa, controlando assim a espessura da massa e a qualidade dos recheios.

Faça da tapioca uma injeção de energia para o treino.

O site Receita Tapioca é um site informativo de receitas e dicas caseiras no entanto não substitui o seu médico. Consulte sempre um especialista. 

Deixe uma resposta